segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Food Inc.





"Quanto é que realmente sabemos sobre os alimentos que compramos nos nossos supermercados locais e servem para as nossas famílias?
In Food, Inc., o cineasta Robert Kenner levanta o véu sobre a indústria de alimentos da nação, expondo o ventre altamente mecanizada que foi escondida do consumidor americano, com o consentimento das agências reguladoras do nosso governo, USDA e FDA. O fornecimento de alimentos da nação está agora controlado por um punhado de corporações que, muitas vezes o lucro antes de colocar a saúde dos consumidores, a subsistência do agricultor norte-americano, a segurança dos trabalhadores e do nosso próprio ambiente. Temos maiores frangos peito, a carne de porco perfeito chop, herbicidas, sementes de soja resistentes, mesmo tomates que não vai mal, mas também temos novas cepas de E. coli, as bactérias nocivas que causa a doença para um número estimado de 73.000 americanos anualmente . Estamos cheio de obesidade generalizada, especialmente entre as crianças, e um nível de epidemia de diabetes entre os adultos.
A campanha de Acção Social para a Alimentação, Inc. é resolver os problemas como obesidade infantil, defendendo para almoços de escola mais saudáveis e rotulagem do menu leis, incentivando a compra de alimentos orgânicos e sustentáveis, e protecções para os trabalhadores agrícolas."

Este filme é um retracto da indústria alimentar americana, mas ilustra também a indústria europeia. Um dos pontos deste filme diz respeito à produção de sementes geneticamente modificadas e ao modo como as empresas utilizam os OGM para controlarem toda a produção agrícola. O filme alerta assim para o perigo de se produzirem OGMs , em que os genes são patenteados e desta forma as grandes empresas podem ganhar o controlo sobre o mercado das sementes. Uma vez que ocorre a reprodução entre OGMs e organismos não modificados , as novas plantas são híbridos que as empresas donas das patentes defendem ser suas e como tal multam os pequenos agrícultores que viram as suas colheitas normais serem invadidas pelos OGMs . Este pequenos agrícultores não tem a capacidade monetária para irem a tribunal lutar contra as grandes empresas e acabam por se resignar a pagar uma multa ou a serem manipulados pelas grandes empresas. É um filme bastante alarmante sofre aquilo que está acontecer na nossa alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário